MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Com liminar, desembargador afastado do TJ-BA volta ao cargo

SALVADOR, BA - O ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia e desembargador Mário Alberto Hirs vai voltar a exercer suas funções na Corte após liminar do STF (Supremo Tribunal Federal).A decisão foi expedida na noite de quarta-feira (23) pelo ministro

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.07.2014, 12:29:00 Editado em 27.04.2020, 20:11:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SALVADOR, BA - O ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia e desembargador Mário Alberto Hirs vai voltar a exercer suas funções na Corte após liminar do STF (Supremo Tribunal Federal).

continua após publicidade

A decisão foi expedida na noite de quarta-feira (23) pelo ministro Ricardo Lewandowski, presidente em exercício do STF.

O ministro justificou a decisão ao considerar que o afastamento temporário do desembargador da Corte, determinado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em novembro de 2013, tornou-se definitivo.

continua após publicidade

O prazo regulamentar para o afastamento era de 140 dias.

Na época, o CNJ alegou que a manutenção de Hirs no TJ-BA poderia prejudicar a imagem do Poder Judiciário local e que o desembargador poderia persistir nas supostas condutas irregulares a ele atribuídas.

Contudo, alegou o ministro na decisão, o afastamento não teria mais sentido, já que, desde fevereiro deste ano, o Tribunal possui um novo presidente eleito.

continua após publicidade

"Assim, mesmo que se autorize o impetrante a reassumir as suas funções, ele não retornará à presidência do Tribunal, limitando-se a exercer as atividades judicantes próprias ao cargo de desembargador", destacou Lewandowski.

O ministro ainda alegou que o desembargador "não terá mais condições de influir no curso das delongadas investigações desenvolvidas pelo CNJ nos órgãos vinculados à presidência daquela Corte".

A reportagem tentou, mas não conseguiu falar com o desembargador Mário Alberto Hirs.

continua após publicidade

O CASO

continua após publicidade

Em novembro de 2013, o então presidente do TJ-BA foi afastado da Corte após determinação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que ainda instaurou um processo disciplinar para investigar o desembargador.

Na mesma época, também foi afastada a ex-presidente do Tribunal e desembargadora Telma Britto, que ainda não retornou ao cargo.

Ambos são suspeitos, entre outras acusações, de terem inflado em R$ 448 milhões valores de precatórios (dívidas do poder público reconhecidas pela Justiça) pagos pelo Tribunal.

Na época, os desembargadores contestaram a decisão e afirmaram que o TJ-BA "prestou todos os esclarecimentos e informações ao longo de correição instaurada pela corregedoria do CNJ". Ambos negam quaisquer irregularidades.

O STF ainda vai apreciar o mérito da questão, que está sob responsabilidade do ministro Luis Roberto Barroso. Ainda não há previsão de quando o caso será julgado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Com liminar, desembargador afastado do TJ-BA volta ao cargo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!