MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Prefeito cassado de Americana (SP) volta ao cargo após liminar

LUCAS SAMPAIO CAMPINAS, SP - Cassado pela última instância da Justiça Eleitoral no último dia 29 de maio, Diego de Nadai (PSDB) voltará à Prefeitura de Americana, cidade de 225 mil habitantes a 127 km de São Paulo, em caráter provisório. Diego consegui

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.07.2014, 23:04:00 Editado em 27.04.2020, 20:11:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LUCAS SAMPAIO
CAMPINAS, SP - Cassado pela última instância da Justiça Eleitoral no último dia 29 de maio, Diego de Nadai (PSDB) voltará à Prefeitura de Americana, cidade de 225 mil habitantes a 127 km de São Paulo, em caráter provisório.
Diego conseguiu na noite desta quinta-feira (24) liminar do ministro Gilmar Mendes, vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para voltar e permanecer no cargo até que sejam julgados os embargos de declaração apresentados pela sua defesa.
O tucano e seu vice foram cassados pelo TSE por gastos irregulares na campanha de 2012, quando disputava a reeleição. Havia assumido em seu lugar o presidente da Câmara e aliado de Diego, Paulo Chocolate (PSC), até que novas eleições fossem realizadas - o que ainda não ocorreu.
No mês passado, Chocolate chegou a dizer que a cidade estava com "dois prefeitos" e anunciou o prefeito cassado como seu secretário de Governo, mas recuou após forte repercussão negativa.
"É difícil colocar uma pessoa cassada no poder", justificou-se o vereador. "A população não aceitou, teve uma reação contrária. Ele entendeu e não quis assumir como secretário."
Diego é réu em oito ações de improbidade administrativa, uma delas ao lado de Chocolate - o tucano teve de exonerar o então cunhado do vereador, nomeado para cargo de confiança na prefeitura.
Sobre a decisão desta quinta, Paulo Chocolate afirmou que "agora ele [Diego] assume e eu volto para a Câmara". "Se a Justiça mandar, eu volto à prefeitura."
A reportagem não conseguiu contato na noite desta quinta com Diego de Nadai, que viajou a Brasília para acompanhar o julgamento.
Em sua decisão, Gilmar Mendes afirmou que suspendeu o acórdão do TSE porque "a permanência precária do presidente da Câmara [...] à frente da chefia do Poder Executivo municipal poderá revelar contornos de sucessão, o que a Constituição Federal não permite".
AMIGOS
"Continuamos a ser amigos", disse Chocolate sobre a relação com Diego. Ao analisar seu breve mandato, o presidente da Câmara afirma que "estava fazendo um trabalho bem-feito, pagando as contas, ajeitando a casa".
"Bagunçada é pouco. Tinha muita coisa para pagar, débito para todos os lados, coisa desde 2011", diz o aliado de Diego. "É o jeito dele de administrar, devendo para todo mundo. Nós entramos para acertar a casa. Agora ele volta como prefeito, não sei até quando."
Ao ser questionado sobre a relação entre Executivo e Legislativo municipais, Chocolate disse que irá "ver como vai ficar". "Tem que deixar ele assumir primeiro para depois falar."

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeito cassado de Americana (SP) volta ao cargo após liminar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!