MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Horário eleitoral gratuito começa hoje com os candidatos presidenciáveis

A partir desta semana, o eleitor poderá conhecer as propostas dos mais de 26 mil candidatos às eleições de outubro. É que começa hoje, com apresentação dos presidenciáveis e dos candidatos a deputados federais, a propaganda partidária no rádio e na televi

Da Redação

·
Horário eleitoral gratuito começa hoje com os candidatos presidenciáveis
Icone Camera Foto por
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.08.2014, 06:37:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A partir desta semana, o eleitor poderá conhecer as propostas dos mais de 26 mil candidatos às eleições de outubro. É que começa hoje, com apresentação dos presidenciáveis e dos candidatos a deputados federais, a propaganda partidária no rádio e na televisão. O horário eleitoral segue até o dia 2 de outubro, três dias antes da votação do primeiro turno.

A propaganda eleitoral para os candidatos que disputam o cargo de presidente e para os postulantes à Câmara Federal será veiculada no rádio às terças, quintas e sábados em dois horários: das 7h25 às 7h50 e das 12h25 às 12h50. Na TV, nos mesmos dias, os horários serão das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55. Às segundas, quartas e sextas, a propaganda será destinada aos demais cargos em disputa, ou sejam, para governador, senador e deputados estaduais.

Conforme a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a coligação Com A Força do Povo, da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), terá 11 minutos e 24 segundos. A coligação Muda Brasil, do candidato Aécio Neves (PSDB), ficou com 4 minutos e 35 segundos. A Coligação Unidos pelo Brasil, da qual pertencia o candidato Eduardo Campos, que morreu na quarta-feira passada, terá 2 minutos e 3 segundos.

O tempo restante do horário eleitoral no rádio e na TV ficou dividido entre o PSC, do Pastor Everaldo (1 minuto e 10 segundos), PV, de Eduardo Jorge (1 minuto e 4 segundos), PSOL, da candidata Luciana Genro (51 segundos), e Levy Fidelix (PRTB), que terá 47 segundos. Os candidatos Eymael, do PSDC, Zé Maria, do PSTU, Mauro Iasi, do PCB, e Rui Costa Pimenta, do PCO, terão 45 segundos cada para expor suas ideias.

De acordo com sorteio, o primeiro programa hoje será da coligação Unidos pelo Brasil, que ainda vai decidir quem será o substituto de Eduardo Campos. Especula-se que deverá ser a ex-senadora Marina Silva, que disputava a vice na mesma coligação. Em seguida se apresentam Mauro Iasi, Zé Maria, Aécio Neves, Dilma Rousseff, Levy Fidelix, Eymael, Rui Costa Pimenta, Pastor Everaldo, Eduardo Jorge, e Luciana Genro.

IMPACTO
Apesar de a propaganda nas ruas, com panfletos e cavaletes, por exemplo, e na internet estar liberada desde o dia 6 de julho, o horário eleitoral é a principal oportunidade de os candidatos aos cargos de deputado, senador, governador e presidente da República ganharem visibilidade para tentar conquistar o voto do eleitor.

Segundo o cientista político da Universidade de Brasília (UnB), João Paulo Peixoto, a propaganda eleitoral de rádio e TV é importante para que os candidatos fiquem conhecidos.

De acordo com ele, a influência costuma ser maior em um eventual segundo turno, quando os candidatos a governador ou presidente vão para o confronto final. “É difícil mensurar o efeito dos programas partidários na campanha eleitoral. É uma oportunidade para que os candidatos tenham visibilidade maior. Isso tem impacto”, destacou.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Horário eleitoral gratuito começa hoje com os candidatos presidenciáveis"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!