MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

3 - Após decisão judicial, Armando Monteiro apresenta propaganda sem Campos

DANIEL CARVALHO DORECIFE, PE - Após tentar, sem sucesso, reverter decisão da Justiça Eleitoral, a coligação do candidato ao governo de Pernambuco Armando Monteiro Neto (PTB) teve que alterar a propaganda eleitoral para excluir imagens do ex-governador Ed

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.08.2014, 22:00:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DANIEL CARVALHO
DORECIFE, PE - Após tentar, sem sucesso, reverter decisão da Justiça Eleitoral, a coligação do candidato ao governo de Pernambuco Armando Monteiro Neto (PTB) teve que alterar a propaganda eleitoral para excluir imagens do ex-governador Eduardo Campos da peça exibida na noite desta quarta-feira (20) no horário eleitoral.
O uso de imagem, voz e nome de Campos nos programas eleitorais de TV e rádio de rivais do PSB em Pernambuco foi vetado pela Justiça Eleitoral a pedido da família do ex-governador, morto há uma semana em um acidente aéreo em Santos, no litoral paulista.
A ação foi movida pela viúva de Campos, Renata, e pelos cinco filhos do casal.
O desembargador Alfredo Barbosa acatou o pedido nesta manhã e estabeleceu multa de R$ 3 mil em caso de descumprimento.
Como tanto a coligação de Monteiro como as emissoras de televisão que geram os programas partidários só foram notificadas após a exibição da propaganda, o candidato usou imagens de Campos em sua estreia na TV, na tarde desta quarta.
À noite, apenas a campanha de Paulo Câmara (PSB-PE) utilizou imagens do ex-governador.
Na propaganda de Armando Monteiro, as imagens foram suprimidas, e o nome de Campos é apenas dito reiteradas vezes pelo candidato, apesar de a determinação judicial determinar "suspensão imediata [...] de toda a veiculação da imagem, nome, voz e demais valores inerentes à personalidade de Eduardo Campos".
"Essa interpretação do [uso do] nome é apenas para fatos da vida privada do ex-governador. Proibir o uso da figura pública de um ex-governador é retornar ao AI-5", disse o advogado da campanha, Walber Agra, fazendo menção ao Ato Institucional 5, que instituiu a censura prévia durante a ditadura militar.
Segundo Agra, o programa de Monteiro não denigre nem apresenta inverdades sobre o ex-governador. "Essa é a primeira vez que uma homenagem rende uma censura prévia", afirmou.
O uso da imagem de Campos pelo principal adversário na disputa pelo governo do Estado preocupa o PSB porque muitos eleitores acreditam que Monteiro era o candidato apoiado por Campos, já que os dois estiveram no mesmo palanque nas eleições de 2010.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "3 - Após decisão judicial, Armando Monteiro apresenta propaganda sem Campos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!