MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

3 - Campanha petista avalia que Dilma se saiu melhor em debate na TV

MARIANA HAUBERT E NATUZA NERY BRASÍLIA, DF - O Conselho Político da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff avaliou que ela se saiu melhor do que os outros candidatos no debate presidencial realizado pela Band nesta terça-feira (26). O grupo se

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.08.2014, 23:06:00 Editado em 27.04.2020, 20:10:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARIANA HAUBERT E NATUZA NERY
BRASÍLIA, DF - O Conselho Político da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff avaliou que ela se saiu melhor do que os outros candidatos no debate presidencial realizado pela Band nesta terça-feira (26). O grupo se reuniu na noite desta quarta-feira (27) no Palácio da Alvorada, em Brasília, para discutir o desempenho da petista e os rumos da campanha.
"Fizemos uma avaliação muito positiva. As pessoas acharam que a presidenta mostrou muito conhecimento sobre os problemas do país, apresentou propostas, manteve a sua serenidade, a sua firmeza. Então, nós queremos mais debates. Toda vez que houver oportunidade de expor tudo o que fizemos e o que vamos fazer, isso é favorável para nós", afirmou o presidente do PT, Rui Falcão, escolhido para ser o porta-voz do grupo.
Na avaliação dos presidentes dos nove partidos que compõem a coligação dilmista - PT, PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PC do B e PRB - houve um "conluio" entre os demais candidatos em atacar a presidente durante o debate. "Tem sete participantes no debate, e uma espécie de conluio ou de acerto comum de nos atacar. É um debate injusto. E apesar disso a presidente se saiu muito bem", avaliou Falcão.
Com o crescimento de Marina Silva, candidata à Presidência pelo PSB, nas pesquisas de intenção de voto, a hipótese de um enfrentamento entre as duas candidatas no segundo turno é majoritária entre os aliados. No entanto, alguns ponderaram sobre uma consolidação do cenário com a real desidratação definitiva da candidatura de Aécio Neves, candidato pelo PSDB. Antes da entrada de Marina no pleito, após a morte de Eduardo Campos, Aécio estava em segundo lugar nas pesquisas.
Mais taxativa que os seus apoiadores, Dilma disse acreditar que Aécio não sobreviverá ao segundo turno. Para os governistas, o embate entre Dilma e Marina no segundo turno provocará um cenário inédito: eleitores do PSDB migrariam para a petista.
Durante a reunião, a presidente também fez um relato sobre quem é Marina e as contradições da ex-senadora com a pregação da chamada nova política. Para o Planalto, Marina tende a perder ritmo de crescimento quando começar a ser escrutinada.
Na pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26), Marina se aproximou de Dilma e chegou a 29% das intenções de voto. A petista registrou 34%. Já Aécio Neves, candidato à Presidência pelo PSDB, caiu na avaliação e ficou com 19% das intenções de voto. Em um eventual segundo turno, Marina venceria Dilma com 45% das intenções de voto contra 36% da petista.
Mesmo com a possível ameaça de Marina em um eventual segundo turno, Falcão minimizou a situação e afirmou que nenhum dos partidos presentes fez pedidos para que Dilma altere sua estratégia de campanha. "Segundo turno é outra eleição. Vamos nos preparar para o segundo turno mas resta saber quem nós vamos enfrentar. Não sabemos ainda", disse.
Esta foi a segunda reunião do Conselho Político da campanha. Segundo Rui Falcão, o grupo deve voltar a se encontrar em 15 dias. Hoje participaram os presidentes de todos os partidos da coligação e os ministros Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) e Aloizio Mercadante (Casa Civil).

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "3 - Campanha petista avalia que Dilma se saiu melhor em debate na TV"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!