MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Cardozo diz que PF deve apurar ataque de índios a madeireiros

BRASÍLIA, DF - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, quer que a Polícia Federal apure os ataques de índios aos madeireiros no Maranhão. Ele também pediu um relatório à Funai (Fundação Nacional do Índio) sobre a situação na reserva Alto Turiaçu. O

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.09.2014, 17:28:00 Editado em 27.04.2020, 20:09:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, quer que a Polícia Federal apure os ataques de índios aos madeireiros no Maranhão. Ele também pediu um relatório à Funai (Fundação Nacional do Índio) sobre a situação na reserva Alto Turiaçu.
O Ministério Público Federal no Maranhão também pediu que a PF, a Funai e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) adotem medidas urgentes para fiscalizar e proteger as terras indígenas no Maranhão. A Procuradoria encaminhou ofício aos três órgãos relatando os ataques recentes, registrados na região.
Madeireiros que trabalhavam ilegalmente na terra indígena da etnia kaapor foram amarrados e agredidos por índios armados antes de serem expulsos da reserva Alto Turiaçu. A ação, ocorrida há cerca de um mês, foi registrada em imagens, divulgadas nesta quinta (4) pela agência Reuters.
As fotos mostram madeiros deitados no chão, nus e imobilizados, alguns deles sendo agredidos por índios. Ao menos uma delas mostra um homem correndo, perseguido por um índio. O episódio ocorreu entre Centro do Guilherme e Nova Olinda do Maranhão ( 400 km de São Luís).
Segundo a Funai, os kaapor têm agido por conta própria há um mês para expulsar madeireiros. A Polícia Civil da região afirmou que não houve registro da ocorrência e a PF ainda não instaurou a investigação.
Os índios, que se intitulam guardiões da floresta, destruíram ao menos um caminhão dos madeireiros.
Cardozo afirmou nesta sexta-feira (5) ainda que vai procurar a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) para tratar do caso. O ministro destacou, contudo, que muita coisa vem sendo feita para combater o desmatamento ilegal, mas não especificou as principais ações na região.
Segundo o Procuradoria no Maranhão, os conflitos entre índios e madeireiros na região são recorrentes. A Justiça Federal já havia determinado que o governo federal mantivesse postos de fiscalização para coibir atividade ilegal de devastação nas terras indígenas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Cardozo diz que PF deve apurar ataque de índios a madeireiros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!