MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Políticos que dividiam palanques em 2010 polarizam disputa nos Estados

FELIPE BÄCHTOLD E JOÃO PEDRO PITOMBO PORTO ALEGRE, RS, E SALVADOR, BA - Em quatro dos nove Estados onde ex-governadores lideram nas pesquisas, a disputa tem contorno peculiar: eles foram aliados dos atuais governadores em 2010 e agora os enfrentam nas ur

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.09.2014, 12:26:00 Editado em 27.04.2020, 20:08:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FELIPE BÄCHTOLD E JOÃO PEDRO PITOMBO
PORTO ALEGRE, RS, E SALVADOR, BA - Em quatro dos nove Estados onde ex-governadores lideram nas pesquisas, a disputa tem contorno peculiar: eles foram aliados dos atuais governadores em 2010 e agora os enfrentam nas urnas.
Esse é o panorama das disputas na Paraíba, no Espírito Santo, Amazonas e Piauí, polarizadas entre políticos que estavam no mesmo palanque há quatro anos.
Na Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB) ajudou a eleger Ricardo Coutinho (PSB) em 2010, mas o PSDB deixou o governo em fevereiro deste ano para alçar voo próprio.
A situação é semelhante no Espírito Santo, onde a eleição se polarizou entre o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e o governador Renato Casagrande (PSB), eleito com o apoio do peemedebista.
Já os governadores eleitos em 2010 Wilson Martins (PSB-PI) e Omar Aziz (PSD-AM) disputam o Senado, mas seus vices José Filho (PMDB) e José Melo (Pros), que assumiram os governos em abril deste ano, disputam a reeleição contra os ex-governadores Wellington Dias (PT) e Eduardo Braga (PMDB). Quatro anos atrás, todos estavam no mesmo palanque.
Além de José Filho e José Melo, outros três "governadores tampões" tentam a reeleição contra ex-governadores: Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ), Chico Rodrigues (PSB-RR) e Sandoval Cardoso (SDD-TO).
O desconhecimento do eleitorado sobre eles --que nunca foram testados nas urnas em uma disputa majoritária estadual - tem sido o principal obstáculo.
No Tocantins, por exemplo, o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) é favorito para vencer o atual governador Sandoval Cardoso. Segundo Cardoso, apesar de ocupar o posto máximo do Estado, é "difícil de divulgar ações" neste ano por causa de vetos da Justiça Eleitoral.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Políticos que dividiam palanques em 2010 polarizam disputa nos Estados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!