MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Estadão leva prêmio 'Herzog' na categoria jornal

Com o caderno especial "Sangue Político", de autoria do repórter Leonencio Nossa, o jornal O Estado de S. Paulo ganhou o prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de reportagem na categoria jornal.Um dos prêmios mais antigos do Brasil, criado n

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.10.2014, 20:34:01 Editado em 27.04.2020, 20:07:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com o caderno especial "Sangue Político", de autoria do repórter Leonencio Nossa, o jornal O Estado de S. Paulo ganhou o prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de reportagem na categoria jornal.

continua após publicidade

Um dos prêmios mais antigos do Brasil, criado na década de 70, dois anos após a morte do jornalista que leva seu nome nas dependências do DOI/CODI, o Herzog valoriza reportagens que tratam de desrespeito e atropelo aos direitos humanos.

"Sangue Político" é o resultado de um esforço de reportagem que levou 17 meses de apuração. O repórter viajou a 14 Estados para colher material que revelou a existência de crimes políticos no país em plena democracia. O levantamento de homicídios foi feito em Tribunais de Justiça dos Estados, nos acervos de entidades de direitos humanos, nos arquivos de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), em delegacias de polícia e em cartórios.

continua após publicidade

O caderno, publicado no jornal e na plataforma online, mostrou, na ocasião, em outubro de 2013, 1.133 assassinatos nos últimos 34 anos_o que equivalia a um crime a cada 11 dias no país, e teve ampla repercussão nacional.

Segundo organizadores do prêmio, as reportagens foram consideradas pelos jurados como uma "aula de jornalismo", pela excelência metodológica e pela execução profissional.

Após a publicação da reportagem, estudiosos da política brasileira afirmaram que ela mostrou a existência de "resquícios de coronelismo" no País. A reportagem também é finalista do Prêmio Latino-americano de Periodismo de Investigação. Os vencedores serão conhecidos em evento de 10 a 13 de outubro, no México.

continua após publicidade

É a segunda vez que o Estadão ganha o prêmio Vladimir Herzog na categoria reportagem de jornal. Também de autoria de Leonencio Nossa, em parceria com o fotógrafo Celso Jr, em 2011, o jornal foi vencedor com a série "Guerras Desconhecidas do Brasil".

Leonencio Nossa é autor de livros de investigação histórica, a exemplo de "Mata!", editado pela Companhia das Letras, sobre as guerrilhas do Araguaia. O Vladimir Herzog será entregue numa cerimônia no dia 29 de outubro no teatro Tuca, em São Paulo. Os premiados em oito categorias farão uma palestra aberta ao público pela manhã para contar como apuraram suas reportagens.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Estadão leva prêmio 'Herzog' na categoria jornal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!