MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Disputa pelo governo da PB acirra rivalidades regionais no Estado

JOÃO PEDRO PITOMBO, ENVIADO ESPECIAL JOÃO PESSOA, PB - De um lado, o governador Ricardo Coutinho (PSB), duas vezes prefeito de João Pessoa. Do outro, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), três vezes prefeito de Campina Grande. Com dois legítimos represe

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.10.2014, 11:40:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

JOÃO PEDRO PITOMBO, ENVIADO ESPECIAL
JOÃO PESSOA, PB - De um lado, o governador Ricardo Coutinho (PSB), duas vezes prefeito de João Pessoa. Do outro, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), três vezes prefeito de Campina Grande.
Com dois legítimos representantes das duas maiores cidades do Estado, a disputa pelo governo acirrou a rivalidade regional entre campinenses e pessoenses.
O resultado do primeiro turno não deixa dúvidas: Coutinho teve larga vantagem em João Pessoa e venceu por 56% a 35%. Já em Campina Grande, Cássio teve 58% contra 29% do governador.
Também foi em Campina Grande que o presidenciável Aécio Neves teve sua única vitória numa cidade de porte médio do Norte e Nordeste.
Diante do resultado ruim "na casa do adversário", Cássio e Ricardo intensificaram as agendas de campanha fora de suas bases eleitorais. Também buscaram novos apoios nas cidades onde tiveram baixo desempenho.
O governador Ricardo Coutinho conseguiu dois importantes aliados de Campina Grande: o senador Vital do Rêgo (PMDB), que ficou em terceiro lugar na disputa pelo governo, e seu irmão Veneziano Rêgo, ex-prefeito da cidade.
Foi justamente na maior cidade do interior paraibano, onde prevalece o mote de que "campinense vota em campinense" que Vital teve seu melhor desempenho, com 8% dos votos válidos.
Já Cássio Cunha Lima buscou um reforço dentro do próprio partido: o senador Cícero Lucena (PSDB), que estava afastado politicamente do colega tucano desde que não conseguiu uma vaga na chapa para disputar a reeleição para o Senado.
Lucena, que foi prefeito de João Pessoa entre 1997 e 2004, diz que o partido espera uma votação mais consistente de Cássio na capital no segundo turno.
"Estava cumprindo outras missões, mas neste segundo turno estou integralmente dedicado a dar uma votação expressiva para Cássio na capital", afirma.
O acirramento da disputa fez o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) da Paraíba solicitar a presença de tropas federais nas eleições em Campina Grande.
DIVISÕES REGIONAIS
O mapa dos resultados no primeiro turno também mostra uma divisão geográfica dos votos de Cássio e Coutinho nas quatro mesorregiões da Paraíba: Mata (litoral), Agreste, Planalto da Borborema e Sertão.
Ricardo venceu na maioria das cidades da Mata, onde fica a capital, e do Planalto da Borborema. Já Cássio teve melhor desempenho nas cidades do Agreste, onde fica Campina Grande, e no Sertão.
Para o cientista político Ítalo Fittipaldi, professor da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), as rivalidades regionais estão arraigadas na cultura política do Estado e podem ser fator crucial para a definição de uma eleição estadual.
"Cássio representa os grupos mais interioranos, enquanto Ricardo tem um eleitor de perfil mais urbano. Vencerá a eleição aquele que conseguir se sair melhor na base eleitoral onde o adversário é mais forte", afirma.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Disputa pelo governo da PB acirra rivalidades regionais no Estado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!