MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Governo propõe novos critérios para remuneração dos defensores públicos

O governador em exercício, deputado Valdir Rossoni, enviou à Assembleia Legislativa mensagem propondo alteração na Lei Orgânica da Defensoria Pública. O texto trata especificamente da remuneração, promoção e demais vantagens da carreira de Defensor Públic

Da Redação

·
Foto: Arnaldo Alves/ANPr
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Arnaldo Alves/ANPr
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.11.2014, 17:35:00 Editado em 27.04.2020, 20:05:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governador em exercício, deputado Valdir Rossoni, enviou à Assembleia Legislativa mensagem propondo alteração na Lei Orgânica da Defensoria Pública. O texto trata especificamente da remuneração, promoção e demais vantagens da carreira de Defensor Público. A mensagem foi lida na sessão plenária desta quarta-feira (12).

A proposta de alteração foi determinada pelo governador Beto Richa, ao tomar conhecimento de aumentos de até 87% concedidos pela própria Defensoria Pública aos seus servidores. O salário dos 76 defensores públicos saltou de R$ 10.684,38 em dezembro do ano passado para R$ 19.997,58 em setembro deste ano. A maioria, 66 servidores, está há apenas um ano no cargo.

Com a aprovação das mudanças, caberá exclusivamente ao governador autorizar aumentos salariais e promoções de defensores públicos, respeitadas as regras de limite de gasto com pessoal previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A nova redação está de acordo com a Lei Complementar Federal nº 80/94, que prescreve normas gerais para a organização das Defensorias Públicas nos estados. “Qualquer medida que tenha impacto no orçamento deve ser tomada por lei, em respeito aos princípios constitucionais da moralidade, transparência, probidade e interesse público”, justificou o governador em exercício.

“A Defensoria Pública tem a atribuição de promover os direitos humanos, dar orientação jurídica e defesa judicial e extrajudicial aos necessitados. Por isso, no mínimo, tem de dar o exemplo”, afirmou Valdir Rossoni.

AUTONOMIA – O projeto de lei não altera nenhuma outra situação da Lei Orgânica da Defensoria. A autonomia do órgão está mantida, assim como as regras para a escolha de defensor público geral, que deve ocorrer por eleição direta.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Governo propõe novos critérios para remuneração dos defensores públicos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!