MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Limitar divulgação de pesquisas nega direito à informação, diz associação

SÃO PAULO, SP - A Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas) se manifestou publicamente nesta terça-feira (25) contra o texto de autoria do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) que visa proibir a divulgação de pesquisas de intenção de voto nos 15 dias

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.11.2014, 07:39:31 Editado em 27.04.2020, 20:05:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - A Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas) se manifestou publicamente nesta terça-feira (25) contra o texto de autoria do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) que visa proibir a divulgação de pesquisas de intenção de voto nos 15 dias que antecedem o primeiro e segundo turnos das eleições. A oposição da Aner se soma à da ANJ (Associação Nacional de Jornais), que havia criticado a proposta na segunda (24).

"Essa medida representa um atentado aos princípios constitucionais que garantem a democracia e a liberdade de expressão no Brasil", diz a nota da Aner, assinada pelo presidente da associação, Frederic Kachar. As pesquisas, de acordo com a instituição, contribuem com o debate político e fazem com que a população participe das eleições.
Luiz Henrique afirma que a PEC visa "evitar a interferência indevida nos resultados", agrumentando que, às vezes, há grandes discrepâncias entre os índices das pesquisas e os resultados apurados.

O STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou em 2006 uma lei que havia sido aprovada pelo Congresso naquele ano e cujo teor se assemelhava ao da PEC atual. Na época, o texto foi rejeitado pois a mudança teria que alterar a Constituição.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Limitar divulgação de pesquisas nega direito à informação, diz associação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!