MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Petrobras anuncia criação de diretoria de governança

RIO DE JANEIRO, RJ - O conselho de administração da Petrobras aprovou, nesta quinta-feira (25) a criação do cargo de diretor de Governança, Risco e Conformidade. O objetivo, segundo a Petrobras, é "assegurar a conformidade processual e mitigar riscos na

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.11.2014, 19:59:37 Editado em 27.04.2020, 20:05:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ - O conselho de administração da Petrobras aprovou, nesta quinta-feira (25) a criação do cargo de diretor de Governança, Risco e Conformidade.
O objetivo, segundo a Petrobras, é "assegurar a conformidade processual e mitigar riscos nas atividades da companhia, dentre eles o de fraude e corrupção, garantindo a aderência a leis".
A proposta de criação da nova diretoria foi apresentada ao conselho no dia 14. Na ocasião, o conselho deu aval para o início dos estudos sobre abertura do cargo, de acordo com a presidente da empresa, Maria das Graças Foster.
A Petrobras ainda não anunciou quem ocupará o novo cargo. Uma lista tríplice será submetida ao conselho da empresa, com nomes pré-selecionados por consultoria externa especializada em seleção de executivos, "que buscará profissionais de mercado com notório reconhecimento de competência na área", diz a empresa no comunicado distribuído ao mercado. O mandato será de três anos.
Segundo a Petrobras, nos próximos 60 dias, será detalhado o funcionamento da nova diretoria, assim como serão distribuídas as atribuições da área internacional.
De acordo com a companhia, não haverá aumento no número de diretores, uma vez que o novo posto substitui a posição de diretor da área internacional. Essa diretoria vinha sendo exercida cumulativamente pela presidente da empresa, Graça Foster, desde que o último diretor da pasta, Jorge Zelada, deixou a empresa, em 2012.
Zelada havia assumido em 2008, em substituição a Nestor Cerveró, quando a Petrobras tentava comprar do grupo belga Astra os 50% restantes na refinaria de Pasadena, quando as disputas com o sócio começavam a se acirrar.
Desde março deste ano, a Petrobras é alvo da Operação Lavo Jato, da Polícia Federal, que investiga o esquema de lavagem e desvios de dinheiro em contratos assinados com empreiteiras. Considerando o período de 2003 a 2014, os contratos somam R$ 59 bilhões.
Até agora, 25 envolvidos, entre eles presidentes de empreiteiras e o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, foram presos na sétima etapa da operação. Deles, apenas 11 estão agora em liberdade.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Petrobras anuncia criação de diretoria de governança"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!