MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PSDB teve ter cautela sobre impeachment , diz Aécio

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse que a posição do partido em relação ao pedido de impeachment contra Dilma Rousseff será tomada com "cautela e responsabilidade" e de forma conjunta com os partidos de oposi

Da Redação

·
Aécio diz que única arma nos protestos de domingo será a Constituição - Foto: Arquivo
Icone Camera Foto por Reprodução
Aécio diz que única arma nos protestos de domingo será a Constituição - Foto: Arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.04.2015, 10:18:00 Editado em 27.04.2020, 20:00:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse que a posição do partido em relação ao pedido de impeachment contra Dilma Rousseff será tomada com "cautela e responsabilidade" e de forma conjunta com os partidos de oposição.

Em nota divulgada no sábado (25), Aécio afirmou que o partido continuará ouvindo juristas a respeito das denúncias contra o governo federal.

A posição do senador vai no sentido oposto à adotada pela sigla na Câmara - o líder do bloco, Carlos Sampaio (SP), havia afirmado nesta sexta (24) que a bancada decidiu já existirem elementos suficientes para propor imediatamente o impeachment de Dilma, não havendo necessidade de aguardar fatos novos ou pareceres jurídicos.

"Sampaio cumpre corretamente seu papel ao externar a já conhecida posição da bancada da Câmara sobre impeachment [...], mas a definição do PSDB enquanto partido será tomada com a cautela e responsabilidade que têm pautado nossa posição até aqui", disse Aécio.

Nesta sexta (24), Sampaio afirmou que comunicaria a Aécio na terça-feira (28) a posição dos deputados tucanos, com a apresentação do pedido de impeachment no mesmo dia ou no dia seguinte, quarta-feira (29).
"O que vou dizer ao Aécio é que na visão da bancada não tem mais o que aguardar. A Câmara é quem decide sobre a abertura do impeachment, então o protagonismo tem que ser da bancada da Câmara. Ela tem que tomar uma decisão e a decisão já foi tomada: o impeachment é cabível e não temos que aguardar mais nenhum parecer", afirmou.

RECUO
Aécio chegou nos últimos dias a subir o tom contra Dilma e a indicar que o partido encabeçaria o impeachment. Mas acabou recuando após o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador José Serra, entre outros, manifestarem opinião contrária ao pedido de impedimento neste momento.

O presidente do PSDB encomendou uma análise técnica sobre o tema, mas o jurista Miguel Reale Júnior pediu um prazo maior para elaborá-la. Segundo Carlos Sampaio, isso não é necessário porque a bancada na Câmara já tem pronto o pedido, que é baseado principalmente na suposta responsabilidade de Dilma sobre o escândalo na Petrobras e sobre as chamadas "pedaladas fiscais", as manobras realizadas pelo Tesouro para fechar as contas públicas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PSDB teve ter cautela sobre impeachment , diz Aécio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!