MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Na votação do distritão, PMDB registrou 13 traições contra Cunha

RANIER BRAGON BRASÍLIA, DF - (FOLHAPRESS) - O mapa de votação do distritão mostra que 13 integrantes da bancada do PMDB votaram contra os propósitos de Eduardo Cunha, entre eles o relator da reforma na comissão especial, Marcelo Castro (PI). Castro foi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.05.2015, 23:48:58 Editado em 27.04.2020, 19:59:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RANIER BRAGON
BRASÍLIA, DF - (FOLHAPRESS) - O mapa de votação do distritão mostra que 13 integrantes da bancada do PMDB votaram contra os propósitos de Eduardo Cunha, entre eles o relator da reforma na comissão especial, Marcelo Castro (PI).
Castro foi desautorizado publicamente pelo presidente da Câmara após se manifestar contra o distritão. Ele chegou a ser acusado por Cunha de falta de inteligência política ao propor a redução do mandato dos senadores.
Após ser destituído da função de relator e ver a comissão encerrar os trabalhos sem votar um relatório, Castro disse que Cunha, até então seu aliado, agiu de forma autoritária e desrespeitosa. Nesta terça, distribuiu um panfleto no plenário contra o distritão.
Segundo análise de deputados momentos após a divulgação do resultado, pesou na larga derrota de Cunha o atropelo na comissão da reforma política. De acordo com esses parlamentares, vários políticos que pensavam em votar a favor do distritão mudaram o voto após o presidente da Câmara liderar a articulação para enterrar a comissão, que ameaçava aprovar propostas diversas das suas.
"Não vamos fazer a reforma política por culpa dele. O grande responsável pelo fracasso da reforma política que a sociedade pediu foi o presidente da Câmara, que quis impor a sua própria reforma", afirmou o deputado Júlio Delgado (PSB-MG).
Um dos integrantes do PMDB que votou contra Cunha, o deputado Darcísio Perondi (RS) disse que votou por sua cabeça. Mas ressaltou que Marcelo Castro é um deputado muito querido no partido, sinalizando a insatisfação gerada na legenda pela fritura pública do então relator da reforma política.
"O distritão praticamente acaba com os partidos, encarece as campanhas e mata os novos candidatos", afirmou o peemedebista.
OUTROS PARTIDOS
O PT votou em massa contra o distritão - todos os 63 que estavam na sessão (houve uma abstenção, que nesse caso significa voto contra), assim como o PRB (20), o PR (31) e o PDT (19).
O PSDB se dividiu. Vinte e um votaram a favor do distritão e 28 contra.
Já o PC do B, que é publicamente contra o distritão, votou em peso (13 votos) a favor de Cunha devido a um acordo com o presidente da Câmara segundo o qual seria abandonado projeto que sufoca os partidos pequenos.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Na votação do distritão, PMDB registrou 13 traições contra Cunha"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!