MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Senado estende até 2018 prazo para capitais eliminarem lixões

FLÁVIA FOREQUE BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Senado Federal ampliou o prazo para municípios desativarem lixões, como previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei, aprovada em 2010, previa a extinção dos depósitos irregulares em quatro anos.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.07.2015, 10:07:06 Editado em 27.04.2020, 19:58:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FLÁVIA FOREQUE
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Senado Federal ampliou o prazo para municípios desativarem lixões, como previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei, aprovada em 2010, previa a extinção dos depósitos irregulares em quatro anos.
Nesta quarta-feira (1º), os senadores alongaram esse prazo de acordo com o perfil das cidades: capitais e municípios em regiões metropolitanas deverão se adequar até julho de 2018. O limite máximo previsto é 2021, concedido a municípios com população de até 50 mil habitantes. O texto segue para a Câmara dos Deputados.
Relatora da matéria na casa, o senador Fernando Bezerra (PSB-PE) argumentou que a construção de aterros sanitários exige uma série de ações conjuntas, como implantação de coleta seletiva e campanhas educativas. ‘O aterro torna-se alternativa demasiado onerosa para o poder público e incapaz de, isoladamente, contribuir para a adequada gestão de resíduos sólidos‘, afirma em sua justificativa.
De acordo com o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico), em 2013 o país ainda tinha 1.196 lixões e 652 aterros sanitários.
Também foi ampliado o prazo para Estados e municípios elaborarem planos locais de resíduos sólidos. A data limite expirou em 2012. O documento, segundo a lei, é condição para repasse de recursos da União destinados à gestão de resíduos sólidos.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Senado estende até 2018 prazo para capitais eliminarem lixões"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!