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Cunha critica OAB e Datafolha após pesquisa sobre doações de campanha

MARIANA HAUBERT BRASÍLIA, DF, E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Defensor do financiamento empresarial de campanha, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), criticou pesquisa Datafolha segundo a qual a maioria dos brasileiros é contra esse tipo de do

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 06.07.2015, 21:50:30 Editado em 27.04.2020, 19:58:22
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MARIANA HAUBERT
BRASÍLIA, DF, E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Defensor do financiamento empresarial de campanha, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), criticou pesquisa Datafolha segundo a qual a maioria dos brasileiros é contra esse tipo de doação.
O levantamento, encomendado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), constatou que 74% dos entrevistados são contrários ao financiamento empresarial de partidos e políticos, 16% são favoráveis e 10% não sabem.
"Eu não vi essa pesquisa e tem que ver como foi feita a pergunta. Pelo que vi até agora ninguém da população quer gastar o dinheiro que pode ir para a saúde, para a educação, ir para campanha política. Eu não vi uma pesquisa até hoje que dissesse isso", disse.
A pergunta -"Você é a favor ou contra que empresas privadas possam financiar as campanhas de partidos?- foi feita pelo Datafolha a 2.125 entrevistados entre os dias 9 e 13 de junho em 135 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Cunha também aproveitou o tema para alfinetar a instituição que encomendou a pesquisa.
"A OAB não tem muita credibilidade há muito tempo. As minhas críticas à OAB são constantes", disse. "A OAB é um cartel, é um cartel de uma eleição indireta, de uma série de poder feito com movimento de milhões sem fiscalização. Então, a OAB tem que ser questionada em muitos pontos dela, a OAB precisa ser mais transparente", completou.
De acordo com a ONG Transparência Brasil, Eduardo Cunha declarou ter recebido aproximadamente R$ 3,4 milhões em 2010 para sua campanha a deputado federal, excluído o valor que ele deu a sua própria campanha. Desse total, 97,9% -R$ 3,3 milhões- foram doados por empresas.
Em maio, o presidente da Câmara patrocinou movimento para fazer com que a Constituição permita explicitamente doações de empresas a campanhas. Derrotado na primeira votação sobre o tema, Cunha quebrou acordo, pautou texto semelhante e se saiu vitorioso no dia seguinte à derrota inicial.
A proposta ainda precisa passar por uma segunda votação entre os deputados e, se aprovada, seguirá para discussão no Senado.
A OAB é autora de uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) que pede a proibição de doações de empresas privadas a campanhas. A maioria dos ministros votou pela proibição, mas o julgamento foi suspenso há mais de um ano por Gilmar Mendes, que trancou a pauta ao pedir mais prazo para examinar o caso.
DATAFOLHA
O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, refuta as dúvidas lançadas por Cunha a respeito da forma como o instituto formulou a pergunta sobre financiamento eleitoral no estudo contratado pela OAB.
"A pergunta é clara e objetiva", diz Paulino. "Da mesma forma como, clara e objetiva, era a pergunta sobre maioridade penal [em outro levantamento recente do Datafolha sobre tema em pauta na Câmara]", completa. "As pessoas respondem com base nas informações que recebem. E, de maneira geral, avalio que recebem pouca informação."
Feita também em junho, uma pesquisa Datafolha sobre maioridade penal mostrou que 87% dos brasileiros defendem a redução dos atuais 18 anos para 16, proposta defendida com ênfase por Cunha. Nesse caso, porém, o peemedebista sempre recorre ao apoio popular à medida para justificar sua posição.

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