Região

Memória

Mauá da Serra conclui prédio do Museu do Plantio Direto

Mauá da Serra se destaca no Paraná como o campeão de produtividade de milho

Edison Costa - Tribuna do Norte - Diário do Paraná, em Tribuna do Norte
A Prefeitura de Mauá da Serra pretende inaugurar no mês de novembro o Museu do Plantio Direto

A Prefeitura de Mauá da Serra pretende inaugurar no mês de novembro o Museu do Plantio Direto, construído às margens da Rodovia do Café, na saída para Ortigueira. Segundo o prefeito Hermes Wicthoff (PMDB), a obra já está praticamente concluída, porém ainda falta a instalação dos móveis, equipamentos e os instrumentos de plantio direto doados por pioneiros.

O museólogo Ninger Marena, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), está trabalhando na montagem das peças e na elaboração do histórico do plantio, entre outras providências. “Este será o primeiro museu do País visando preservar a memória da agricultura”, diz ele.

A obra tem um custo estimado em R$ 600 mil, incluindo a compra dos móveis e equipamentos. O custo está sendo bancado através da parceria envolvendo Prefeitura, produtores da Colônia Japonesa, Cooperativa Integrada e empresas Syngenta, Sementes Mauá e Trator Case.

Mauá da Serra se destaca no Paraná como o campeão de produtividade de milho, com rendimento que chega até 12 mil quilos por hectare. Isto é resultado da tecnologia empregada pelos agricultores no plantio, trato cultural e colheita, especialmente com o sistema de plantio direto.