MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Cadeia de Marilândia do Sul tem até ar-condicionado

Presos da cadeia pública de Marilândia do Sul, receberam um benefício pouco usual neste final de ano: a instalação de um ar-condicionado na unidade. A Tribuna apurou que o equipamento foi instalado há pouco mais de um mês no corredor entre as duas únicas

Da Redação

·
Detentos reclamavam da falta de ventilação na Cadeia de Marilândia do Sul - Foto: Delair Garcia
Icone Camera Foto por Reprodução
Detentos reclamavam da falta de ventilação na Cadeia de Marilândia do Sul - Foto: Delair Garcia
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.12.2014, 08:37:00 Editado em 27.04.2020, 20:04:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Presos da cadeia pública de Marilândia do Sul, receberam um benefício pouco usual neste final de ano: a instalação de um ar-condicionado na unidade. A Tribuna apurou que o equipamento foi instalado há pouco mais de um mês no corredor entre as duas únicas celas, para refrescar o ambiente em épocas de extremo calor. Apesar de não haver legislação que impeça o uso do aparelho no sistema prisional, a medida repercutiu no município e dividiu opiniões. Esta é a única cadeia do Vale do Ivaí e região onde os presos contam com esse tratamento.

O delegado da comarca, Henrique Hoffmann, confirmou a informação, no entanto, afirma que a situação é extremamente excepcional. Ele argumenta que decidiu providenciar o equipamento após analisar a condição ao qual os presos estavam submetidos.  A unidade abriga 22 pessoas em um espaço com capacidade para apenas 8.

O ambiente é desprovido de qualquer abertura para ventilação e a superlotação deixa o lugar ainda mais abafado, segundo afirma o delegado. A unidade também não possui solário (área para banho de sol), e os presos ficam “amontoados” ocupando até o espaço do corredor, sendo obrigados a revezarem horário para dormir.

“Os presos ficam fechados o dia todo e com o calor que tem feito nos últimos dias eles começaram a reclamar demais pedindo para abrir a porta do corredor para melhorar a ventilação. Mas não posso deixar a porta aberta e permitir que eles tenham contato visual com a área administrativa. Então, por questões de segurança, decidi solicitar a instalação do ar-condicionado”, conta Hoffmann.

Informado sobre a situação, o Conselho Municipal da Comunidade encaminhou ofício ao Ministério Público (MP), solicitando orientação e recebeu posicionamento favorável. Mesmo diante de opiniões contrárias, o delegado reitera que é um dever proporcionar condições dignas e um ambiente habitável aos encarcerados. “Cometeram crimes mas têm direito pelo menos a ventilação”, conclui.  Hoffmann, que também é responsável pelas delegacias de Califórnia, Mauá da Serra e Rio Bom, afirma que esta é uma situação exclusiva e que as outras cadeias não necessitam deste tipo de equipamento.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Cadeia de Marilândia do Sul tem até ar-condicionado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!