MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Dengue cancela aulas em dois municípios da região de Apucarana 

A alta incidência de casos de dengue em Rio Bom e Marilândia do Sul fez com que as prefeituras das duas cidades adiassem o início das aulas na rede municipal de ensino. Rio Bom está em estado de epidemia, enquanto que, em Marilândia do Sul, a situação é d

Da Redação

·
Agentes públicos durante fiscalização para conter avanço da dengue na região de Apucarana - Foto: Delair Garcia
Icone Camera Foto por Reprodução
Agentes públicos durante fiscalização para conter avanço da dengue na região de Apucarana - Foto: Delair Garcia
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.02.2015, 09:06:00 Editado em 27.04.2020, 20:03:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A alta incidência de casos de dengue em Rio Bom e Marilândia do Sul fez com que as prefeituras das duas cidades adiassem o início das aulas na rede municipal de ensino. Rio Bom está em estado de epidemia, enquanto que, em Marilândia do Sul, a situação é de surto.

As aulas iniciam na próxima semana. De acordo com a 16ª Regional de Saúde, outras cidades, incluindo Apucarana, estão com um nível de infestação do mosquito alarmante.Só em Rio Bom foram confirmados 20 casos da doença neste ano, sendo todos eles autóctones (pessoas infectadas dentro da própria cidade). Outros 74 casos foram notificados e esperam o resultado do diagnóstico para confirmar a doença.

O secretário de Saúde do município, José de Andrade, afirma que todos os procedimentos estão sendo realizados para reduzir a infestação do mosquito. “Temos 11 funcionários nas ruas fazendo o trabalho de contenção e orientando os cidadãos. É preciso que todos tenham consciência que é preciso cada um fazer a sua parte”, conta.Segundo ele, não falta informação, mas mesmo assim algumas pessoas negligenciam os cuidados.

Por isso, a Prefeitura está para encaminhar um projeto de lei para aumentar o preço da multa para proprietários de locais onde há focos do mosquito. “Hoje a multa é um pouco maior do que R$ 100. Por isso, muitos nem ligam para os cuidados. Com a nova lei, a multa passará para R$ 600. Algumas pessoas só se incomodam quando dói no bolso. Queremos acabar com esse problema na cidade de todas as formas possíveis”, afirma o secretário.

MARILÂNDIA - Em Marilândia do Sul são seis casos. Mas o que chama atenção é o alto número de notificações: 128. Mesmo sem muitos casos confirmados, a administração municipal já faz a contenção da doença. “É uma situação que nos preocupa muito. Por isso, estamos cobrindo 100% da cidade com 12 agentes munidos de bombas costais, além de carros de som e outros equipamentos com o objetivo de conscientizar as pessoas”, afirma o secretário de Saúde do município, Aquiles Takedo Filho.

Mesmo ainda em situação de surto, Marilândia do Sul deve se enquadrar no patamar de epidemia após os casos notificados sejam diagnosticados. Quem afirma é a chefe da 16ª Regional de Saúde, Clara Lemes de Oliveira. Ela diz ainda que o órgão tem observado as situações de Marilândia do Sul e de Rio Bom com atenção.“Estamos com equipes nessas duas cidades há pelo menos 15 dias e temos tomado todas as medidas necessárias. Com isso, devemos controlar a situação em até três semanas”, destaca.

Segundo ela, outras cidades estão recebendo atenção do órgão. “Existem municípios com grande índice de infestação do mosquito, como Cambira, Grandes Rios e Apucarana. Todas elas estão com mais de 5% de índice, considerado alto. Esperamos que esse alto índice não se transforme em casos”, diz.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Dengue cancela aulas em dois municípios da região de Apucarana "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!