MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Ivaiporã recupera nascentes da bacia hidrográfica do Rio Pindaúva

Em apenas quatro meses, a prefeitura de Ivaiporã por meio da secretaria de Meio Ambiente recuperou 14 fontes da bacia hidrográfica do Rio Pindaúva. A meta até o final de 2016 é a revitalização de 120 olhos-d'água.  A ação faz parte do programa municipal

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.08.2015, 09:27:00 Editado em 27.04.2020, 19:57:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em apenas quatro meses, a prefeitura de Ivaiporã por meio da secretaria de Meio Ambiente recuperou 14 fontes da bacia hidrográfica do Rio Pindaúva. A meta até o final de 2016 é a revitalização de 120 olhos-d'água.  A ação faz parte do programa municipal “Cultivando Água Limpa”  que recupera e protege as minas, garantindo a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade da produção agropecuária. Foram cadastradas no programa 65 propriedades rurais em um trecho de 15 quilômetros, que abrange a nascente do manancial nas proximidades do distrito de Alto Porã, até a captação de água da Sanepar.

No sitio de José Joaquim Marques Costa Alves, na localidade de Ouro Verde, os técnicos de Meio Ambiente com a parceria do proprietário já recuperaram duas fontes. Para a revitalização da nascente foi feita a limpeza no entorno e o desassoreamento. Após o afloramento da água foi construída uma caixa de proteção com rochas, misturada com cimento e barro do próprio local. “Antes era um fio de água, agora com a revitalização a vazão é 5 mil litros por hora. É um ótimo programa, fico feliz em participar de um projeto que tem por objetivo o bem estar de todos”, comenta Alves.

continua após publicidade

Nos próximos dias, outras duas fontes na propriedade serão recuperadas. Além da revitalização da mina, os proprietários recebem mudas de árvores nativas e frutíferas silvestres, para a recomposição das matas ciliares.

O prefeito Luiz Carlos Gil se mostra satisfeito com os resultados que começam a aparecer com o programa. “Acredito que dessa maneira estamos contribuindo para a melhoria da qualidade e o aumento da água que abastece Ivaiporã. É um projeto simples, que realmente funciona”, destaca Carlos Gil. Ainda segundo o prefeito, 75% da água consumida na cidade é captada pela Sanepar do Rio Pindaúva, 25% são através de poços artesianos.

continua após publicidade

Compensação

Com a adesão ao programa os proprietários rurais terão compensação financeira que pode chegar a R$1.5 mil por ano. As receitas que manterão o projeto são oriundas do Fundo Municipal de Meio Ambiente e estão previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico. O fundo recebe da SANEPAR 2% da arrecadação da concessionária e devem ser aplicados para objetivos em apoios ambientais.

A compensação financeira se dará a partir do início de todas as ações propostas e se estenderá por um período de no mínimo quatro anos, podendo a critério do prefeito, ser prorrogado por igual período.

continua após publicidade

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Jayme Ayres, para receber o apoio financeiro os agricultores terão que cumprir algumas metas. “Além da revitalização das minas, a propriedade deverá estar com todas as matas ciliares reflorestadas de acordo com a legislação federal”, explica Ayres.

Nos meses de novembro e dezembro de cada ano serão elaborados os relatórios de fechamento e nos meses de janeiro e fevereiro, repassados os valores estabelecidos aos proprietários.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Ivaiporã recupera nascentes da bacia hidrográfica do Rio Pindaúva "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!