MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Prefeituras do Vale do Ivaí aderem ao Dia Estadual de Protesto

Redução do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), não pagamento do Governo Federal dos restos a pagar e falta atualização de recursos dos programas federais são alguns dos motivos que levaram 25 das 26 prefeituras do Vale do Ivaí a não abrirem as

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.09.2015, 08:16:00 Editado em 27.04.2020, 19:56:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Redução do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), não pagamento do Governo Federal dos restos a pagar e falta atualização de recursos dos programas federais são alguns dos motivos que levaram 25 das 26 prefeituras do Vale do Ivaí a não abrirem as portas ontem. A paralisação faz parte da campanha estadual de protesto encabeçada pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) que tem como objetivo chamar a atenção da população para a crise financeira que passam as prefeituras.

continua após publicidade

Na maioria das cidades a mobilização aconteceu no período da manhã em frente às prefeituras. O 2ª vice-presidente da AMP e presidente da Amuvi, Luiz Carlos Gil (PMDB) disse que as quedas no FPM afetam principalmente os municípios menores."A maior angustia do prefeito é saber dos problemas da cidade, ter a solução e não poder implementar. Se já estava difícil por conta dos poucos recursos ficou pior ainda com a queda no repasse do FPM”, assinala Gil.

Carlos Gil (PMDB) diz ainda que o maior problema da crise financeira dos municípios passa também pelos mecanismos de partilha da receita dos tributos. “É uma injustiça o que acontece com o bolo de arrecadação, precisamos redefinir essa distribuição de recursos urgentemente. Hoje a União fica com 60%, 23% vão para os estados e apenas 17% para as prefeituras, que é onde realmente as coisas acontecem. Se não houver essa redefinição em pouco tempo os municípios entrarão em colapso”, denuncia Carlos Gil.

continua após publicidade

Em Ariranha do Ivaí, o comércio da cidade apoiou o manifesto da Prefeitura e também fechou as portas no período da manhã. O prefeito Silvio Gabriel Petrassi (PMDB), lembra que os recursos do FPM são primordiais em pequenos municípios. “O nosso município só vai continuar a ter vida se receber o que realmente merece. Dessa maneira que está acontecendo com certeza será a falência total”, destaca Petrassi.

A prefeita Neuza Pessuti (PMDB)  diz  na atual situação, as prefeituras corremo risco de deixar de atender os serviços básicos e essências na vida da população.  . “Só no mês de agosto deste ano nós perdemos 38% de recurssos, algo em torno de R$ 156 mil. Por outro lado subiu tudo, a água, a luz, o combustível, os salários e o repasse só vem cainda, fica difícil administrar dessa forma”, reclama Neuza.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeituras do Vale do Ivaí aderem ao Dia Estadual de Protesto "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!