MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Papa ficaria mais no Brasil se pudesse, diz freira

Pela vontade de Francisco, a visita ao Brasil ainda duraria mais uma semana. Ele fez a confissão, em tom de brincadeira, a uma das freiras que cuidou da sua hospedagem no Centro de Estudos do Sumaré, na zona norte do Rio. "Ele chegava dos eventos muito fe

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.07.2013, 20:54:01 Editado em 27.04.2020, 20:26:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pela vontade de Francisco, a visita ao Brasil ainda duraria mais uma semana. Ele fez a confissão, em tom de brincadeira, a uma das freiras que cuidou da sua hospedagem no Centro de Estudos do Sumaré, na zona norte do Rio. "Ele chegava dos eventos muito feliz, isso estava estampado no rosto dele", contou a irmã Terezinha Fernandez, de 46 anos. "Ele comentou que estava gostando, da recepção e do carinho das irmãs, e que queria ficar mais uma semana no Brasil."

continua após publicidade

Responsável por coordenar o serviço nas dependências da residência do papa, ela trabalha há 25 anos no Sumaré. Ao todo, a equipe tinha 43 freiras que atendiam à comitiva do papa em seus aposentos. Cada uma recebeu um terço de pérolas do Vaticano, muitos agradecimentos do pontífice e só um pedido: orações. "Era o que a gente imaginava. Fiquei muito edificada com a simplicidade com que chegava nas pessoas. Pedia muito para rezarmos por ele", relembrou. "Ele é muito lindo em tudo. O sorriso dele ficou guardado."

A maratona de trabalho no Sumaré, que incluía o preparo das refeições e limpeza dos quartos, começava às 5h e se estendia até depois da meia-noite, após os 46 hóspedes se recolherem. Francisco se levantava cedo. Em seu quarto, dispunha de um kit de higiene, composto por sabonetes, xampus e cremes doados por uma empresa de cosmético.

continua após publicidade

O café da manhã, servido na mesa, tinha pão de queijo, sucos e uma variedade de frutas nacionais - a preferida foi o abacaxi. O pão de queijo, uma especialidade da cozinha, já havia encantado o papa João Paulo II. "Ele provou de tudo, mas a gente colocava pão de queijo na mesa e via que ele comia bem".

A extensa programação de eventos fez com que o papa se recolhesse por volta das 23h. No sábado, após a vigília em Copacabana, o cansaço do pontífice não passou despercebido pelas irmãs que o aguardavam. "Os eventos terminavam muito tarde. Ele chegava do jantar e subia para descansar."

Dentro da residência, o papa se manteve reservado. Quando não estava nos seus aposentos, descansando das atividades, ficava na capela, fazendo suas orações. O tempo inteiro, a segurança da residência era feita por policiais dagendarmaria, a guarda italiana do Vaticano.

continua após publicidade

Na área externa, agentes da Polícia Federal, da Guarda Florestal e da Polícia Militar faziam patrulhas.

Pouco antes de deixar o espaço, o papa reuniu os integrantes da segurança, cumprimentou um por um e pediu, novamente, que orassem por ele. Policiais que trabalharam na sua escolta, abrindo a passagem pela cidade durante toda a semana, também receberam uma bênção especial. "Ele cumprimentou todo mundo e brincou, disse que éramos equilibristas", contou o sargento Pestana, integrante do Batalhão de Choque. "Ele é um parceirão", resumiu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Papa ficaria mais no Brasil se pudesse, diz freira"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!