MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Nomeado a vice do BoJ sugere medidas para o Japão

O professor universitário, Kikuo Iwata, nomeado pelo governo para um dos dois postos de vice-presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) disse em entrevista a uma revista japonesa que o BoJ precisa quase dobrar seus depósitos em conta corrente

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.03.2013, 03:24:01 Editado em 27.04.2020, 20:33:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O professor universitário, Kikuo Iwata, nomeado pelo governo para um dos dois postos de vice-presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) disse em entrevista a uma revista japonesa que o BoJ precisa quase dobrar seus depósitos em conta corrente para estimular as expectativas de inflação.


continua após publicidade

"De acordo com minhas estimativas, se você realmente quer despertar expectativas para uma inflação em torno de 2,0%, o BOJ vai ter de aumentar o seu saldo de depósito em conta corrente para cerca de 80 trilhões de ienes, aproximadamente o dobro dos atuais 44 trilhões de ienes", disse Iwata em uma entrevista à Diamond online, publicada nesta sexta-feira.


Referindo-se às opções políticas para o relaxamento de política monetária do BoJ, Iwata disse que o banco deve comprar títulos do governo japonês com um prazo maior que três anos. "O que o BoJ deve comprar no futuro são JGB com prazo de cinco anos ou mais", disse Iwata.


continua após publicidade

O setor privado pode se tornar relutante em segurar títulos de longo prazo, vulneráveis à inflação, quando a inflação aumentar, privando o mercado de liquidez, disse ele. Em seguida, o BoJ deve comprar JGBs de longo prazo de instituições financeiras, como bancos regionais, para permitir que elas passem a ter títulos de curto prazo do Tesouro.


"Isso pode ajudar a elevar as expectativas de inflação, evitando a alta das taxas de juros de longo prazo", disse ele.


Iwata também descreveu a meta de inflação como uma política em que um banco central assume total responsabilidade por alcançar um determinado alvo dentro de cerca de dois anos.


continua após publicidade

Os membros do Comitê de Política Monetária do BoJ esperam que o índice de preços ao consumidor suba cerca de 0,4% no ano fiscal que começa em abril, e 0,9% no ano fiscal seguinte.


"Isso indica que o BoJ não tem intenções fortes de implementar uma política monetária ousada para alcançar a meta de inflação de 2,0% o mais cedo possível", disse Iwata. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Nomeado a vice do BoJ sugere medidas para o Japão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!