MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Oposição pede que forças sauditas deixem o Bahrein

A oposição xiita do Bahrein exigiu hoje que as forças militares lideradas pela Arábia Saudita, que têm ajudado a conter os protestos, deixem o país imediatamente. A demanda ressalta o elemento sectário do movimento contrário ao governo no pequeno reino in

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.03.2011, 15:48:01 Editado em 27.04.2020, 20:49:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A oposição xiita do Bahrein exigiu hoje que as forças militares lideradas pela Arábia Saudita, que têm ajudado a conter os protestos, deixem o país imediatamente. A demanda ressalta o elemento sectário do movimento contrário ao governo no pequeno reino insular, onde a maioria xiita tem protestado por mais direitos e liberdades contra a dinastia sunita que governa o Bahrein há dois séculos.


continua após publicidade

Cerca de 1.500 soldados da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos e outros países sunitas do Golfo Pérsico entraram no Bahrein duas semanas atrás a convite do rei bareinita. O rei também estabeleceu estado de emergência no país e reprimiu os manifestantes, matando pelo menos 20 pessoas.


Um importante líder opositor xiita, Ali Salman, disse que as tropas estrangeiras devem sair do país porque a oposição rejeita "qualquer intervenção militar para qualquer partido" no Bahrein. Salman também disse que o Irã não deveria interferir no país.


continua após publicidade

"Nós não queremos que o Bahrein se transforme numa zona de conflito entre a Arábia Saudita e o Irã", que condenou o envio de tropas, disse Salman durante uma coletiva de imprensa na capital, Manama. "É por isso que não concordamos com a intervenção saudita. Pedimos a imediata saída das tropas e rejeitamos a interferência iraniana".


As tropas do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) entraram no Bahrein pela passagem que liga o país à Arábia Saudita, com a desculpa de ajudar a manter a ordem no reino insular. Xiitas em todo o Oriente Médio protestaram contra a intervenção. Autoridades iranianas afirmaram que as tropas estavam no Bahrein para reforçar a opressão da monarquia sunita sobre a maioria xiita. O destino do reino é alvo de preocupação dos Estados Unidos, pois o país abriga uma base naval norte-americana.

Hoje, o governo do Bahrein deteve o mais importante blogueiro do país. Mahmoud al-Youssef tem criticado há anos o governo por conter a liberdade de expressão, disse Amira al-Hussaini, editora para Oriente Médio e Norte da África da rede internacional de blogueiros Global Voices Online. "Ele é o padrinho da comunidade blogueira do Bahrein", disse al-Hussaini a respeito de al-Youssef, de 50 anos, que escreve em inglês em seu blog. "Ele sempre pede tolerância e que os bareinitas se comportem como uma família".


O irmão de Al-Youssef, Jamal, disse que ele foi detido em sua casa em Duraz, local de forte presença oposicionista no noroeste da capital, Manama, às 3h da madrugada. "Eles tocaram a campainha e Mahmoud abriu a porta", disse o irmão do blogueiro. "Eles disseram que tinham um mandado de prisão e o levaram". Centenas de ativistas e líderes opositores foram detidos desde que o estado de emergência foi decretado, duas semanas atrás. As informações são da Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Oposição pede que forças sauditas deixem o Bahrein"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!